#Review : Uma suruba musical intergalática em "Motel" o primeiro álbum da Banda Uó !
Quem diria que um projeto que começou apenas com paródias de músicas internacionais com batidas de ritmos bregas e letras mais bregas ainda chegaria tão longe , afinal de contas, é um desafio ouvir o som gostoso da Banda Uó sem se entregar e ser possuído pelo ritmo ragatanga!
A banda que ganhou destaque na blogosfera pop alternativa nacional e logo caiu no gosto da MTV e até se apresentou no VMB do ano passado já chegou mais longe do que se podia imaginar,depois de lançar o EP "Me Emoldurei de Presente pra Você" com algumas paródias para músicas como "Whip My Hair" e "Last Nite" está lançando seu primeiro álbum recheado de conteúdo próprio e gostosíssimo de ouvir ! ouça o álbum na integra abaixo:
1.Faz Uó
O álbum já começa com um convite um tanto coerente,por mais que o primeiro verso do disco seja "Hoje eu acordei danado com fogo no rabo/quero me acabar" ainda não é nada tão 'saliente' ou sugestivo quanto o título do mesmo.A banda apenas te convida para uma brincadeira divertida e descompromissada com batidas delirantes e um ritmo insano que é a que pode se resumir esse primeiro trabalho deles,ou seja,vem fazer UÓ com a gente ! 2.Búzios do Coração
Se a ultima faixa te eletriza essa te joga um balde de água,não tão eficaz para apagar o fogo,apenas um queda de temperatura,uma letra característica do brega romântico puxando ramificações da música nacional como o Axé e mostrando que motel não é só brincadeira mas também é romance.
3.Castelo de Areias
Mais uma faixa muito boa de ouvir,se a última faixa era uma baladinha romântica,uma declaração de amor,essa já se desprende de qualquer carteiristas a cima,é um fora! sim,o amor acabou e ao som de saxofones que geram um clima todo 'caliente' e batidinhas gostosas derivadas do raggae.
4.Vânia
A citação filosófica que define a ligação da ultima faixa com a atual é "Agora que sou p*ta vem querer falar de amor","Vânia" vem cheia de elementos interessantes,samples,vocais altos,personagens... Começando é claro,por ela,a própria Vânia que é uma prostituta da favela que adora um barraco, churrasquinho e 'dar prazer' ,interpretada pelos vocais de Candy Mel ,que logo é seguida pelos seus 'clientes'.Um detalhe um tanto quanto desconfortável é o sample de alarme de incêndio que inclusive é o eu uso para acordar,oque sugere que eu jamais vá ouvir essa música sem que meu coração acelere no inicio.
5.Gringo
Mas afinal de contas quem é esse gringo que ta te querendo?um detalhe bem interessante desse álbum é o time de produtores,um deles é o famoso Diplo que ficou responsável pela produção de uma das minha faixas do álbum."Gringo" puxa uma letra toda Axé e umas batidas com samples experimentais,como os samples de "Stupid Hoe" da Nicki Minaj.
Treme , treme ,treme , treme UH UH ! |
6.Cowboy
Tem como fazer tantas referencias a música popular brasileira e esquecer o sertão? "Cowboy" trás todo esse clima 'country' com aquele romance meloso de corno, literalmente,mas o destaque da música fica pelo trecho 'cavalga em mim' afinal de contas isso aqui é um motel ou sessão da tarde?
Cavalga em mim.... |
7.Malandro
Sete é o numero da perfeição e todos já sabem disso,"Malandro" é o conceito puro,vivo e pulsante da Banda Uó, uma fusão mais que perfeita do techno brega paraense com a farofa pop que todos amamos,então vem dar uma colherada nesse açaí com farinha e tente não viciar! EU GOXXXTO !!!
8. Nega Samurai
A participação da cantora Preta Gil no álbum me deixou um tanto quanto muito surpreso, já é esperado que eles trabalhassem com nomes como "Bonde do Rolé" ,mas quem diria mais ainda que essa mistura iria combinar, eu aprovei , além da letra super divertida com personagens tudo mais a música é bem legal e serve como queda de temperatura.
9. I <3 Cafuçú
Mas uma faixa muito legal de ouvir,com historinhas e personagens e retomada de ritmos brasileiros como a capoeira que aparece na ponte da música onde Candy Mel solta umas rimas.
10. Cavalo de Fogo
Remetendo ao sertanejo e ao forró de corno na letra,"Cavalo de Fogo" traz uma batidinha pop ainda.A letra basicamente é sobre esquecer os gatinhos e deixar um homem feio entrar na sua vida pois mais vale um na mão que dois voando...
Cavalo de fogo te espera menina... |
11. Show da Rita
Uma das faixas mais legais e interessantes,o início um tanto quanto sombrio nós transporta ao clima de um presidio,local onde a 'diva do povão' Rita Cardillac fazia seus shows,uma letra toda interessante que são os próprios detentos descrevendo a dançarina,e uma das melhores partes é a ponte onde a Candy Mel de novo solta seu lado rapper , o que nos deixa na dúvida se ela estava interpretando a Rita Cardillac ou a Flora Matos.
12. Chorei
A última faixa oficial do álbum traz a maior mistura de todas , forró,brega,sertanejo e tudo mais que tem essa terra adorada.A letra mais uma vez fala de cornices e a gente também já não sabe onde é que cabe tanto chifre na cabeça do Mateus e do Davi.
13. Shake De Amor
Essa faixa é uma espécie de bônus que remete ao inicio da Banda,além de ter sido a responsável por fazer a banda explodir no cenário nacional e trazer sample de "Whip My Hair" da Willow Smith,essa música fala sobre o "romance" de Luciana Gimenez e Mick Jagger!
Enfim...
Vale muito apena dar uma conferida no trabalho da Banda Uó e ver que coisas legais podem ser provenientes da tão desvalorizada cultura brasileira,por mais que não possamos considerar que o trabalho deles seja "sério" ou afirmamos que é apenas uma brincadeira é inegável a qualidade da produção e o carisma que transborda nas músicas.
0 comentários:
Postar um comentário