segunda-feira, maio 09, 2011

ANÁLISE COMPLETA: JUDAS


Primeiramente vamos às afirmações feitas pela mídia e pela própria artista, Lady Gaga.

“O vídeo, co-dirigido por GaGa e Laurieann Gibsion, só será lançado oficialmente no dia cinco de maio e será exibido pela primeira vez no American Idol e, de acordo com a própria cantora, será uma metáfora sobre perdão e "coloca o destino acima de tudo e mostra que os erros em sua vida não são realmente erros, são apenas parte de seu potencial global e de seu destino".”

Fonte: http://popline.mtv.uol.com.br

"Bem, o video, em essência, sugere que (pausa) o perdão e traição estão de mãos dadas, e que... Como eu digo isso? O video coloca o destino sobre todas coisas e mostra que os enganos da sua vida não verdade não são enganos, eles são apenas parte do seu potencial global e do seu destino."

"Bem, eu quero que o vídeo fale por si só, mas eu vou dizer o tema do vídeo e a maneira como eu queria esteticamente retratar a história como um filme motociclístico de Fellini onde os apóstolos são revolucionários em uma Jerusalém dos dias de hoje.. Eu faço Maria Madalena levando-os para a cidade onde encontramos Jesus e o resto você verá. Mas isso significa mais celebrar a fé do que desafiá-la."

Fonte: http://www.planetofgaga.com

"'Judas' está chegando. Que o batismo cultural comece".

Fonte: Gagavision. Serie de web produzida pela artista.


Interpretando o videoclipe.

Logo de inicio, surge um grupo de motoqueiros e junto a eles uma mulher, interpretada por Lady Gaga.

O videoclipe apresenta uma versão futurista da história de Jesus Cristo, seus apóstolos e Maria Madalena, onde o grupo de motoqueiros representa Jesus e seus apóstolos e a mulher representa Maria Madalena, seguidora de Jesus na história Cristã.


Os dois aparecem juntos nessa cena, enfeitados com jóias e incrementos dando ênfase á importância dos personagens no contexto do videoclipe, nada relacionado a luxuria ou avareza.


Eis que surge o grande vilão da história, Judas. Interpretado por Norman Reedus.


Jesus, seus apóstolos e Maria Madalena chegam a uma pequena cidadezinha, que representa Jerusalém nos dias de hoje.


Maria Madalena faz um gesto de reverencia ao líder do grupo, exatamente como mostra a imagem superior.


Como se tratando de um grupo que representa Jesus e seus apóstolos, num sentido cultural e futurista, eles fazem a mesma coisa que os mesmos faziam antes, pregam o amor. Porém o amor que este grupo prega é um “amor liberal”, onde as pessoas se divertem, dançam, festejam e comemoram todas juntas.


Durante o videoclipe Lady Gaga interpreta diversos personagens, todas representam cidadãs dessa Jerusalém e seguidoras do grupo.


Este é um dos personagens-chave, interpretado por Lady Gaga, que participará da cena que simula a traição de Judas contra seu grupo, mais adiante.

Esta mulher é supostamente a namorada de Peter (Pedro), ela está usando um símbolo em sua roupa, o Imaculado Coração de Maria, que no videoclipe representa a fidelidade e o amor ao líder do grupo, Jesus.





Este é o momento exato em que Judas trai seu grupo, dando em cima da namorada de Pedro.




A traição de Judas causa um grande tumulto em meio à festa.




No videoclipe é simulada a cena Cristã onde Judas trai Jesus com um beijo.

Antes de Judas dar o beijo em Jesus, aparece um outro personagem interpretado por Lady Gaga. É o personagem que representa a parte suja e má de Judas, que ao mesmo tempo em que o prepara para dar o beijo, o aponta uma arma, dando a impressão que ela, apesar de ajudá-lo, vai também destruí-lo.





Essa é uma das grandes cenas.

Muitas pessoas não conseguiram entender essa cena, uns chegando até a pensar que a Lady Gaga estaria imitando alguma cena do filme Titanic.

Essa parte do filme representa o, tão falado pela Lady Gaga, batismo cultural, como se a personagem se arrependesse pelos seus pecados e fosse inundada pelas idéias e conceitos pregados pelo Jesus futurista e seus apóstolos.





O líder do grupo, que representa Jesus, juntamente com seus apóstolos, estendem as mãos para as pessoas como num gesto de “abençoá-los”.




A famosa cena do lava pés também é simulada no videoclipe.
Nesta cena estão os personagens Maria Madalena, Jesus e Judas. Maria Madalena lava os pés de Jesus num gesto de humildade enquanto Judas a maltrata.




Grande cena onde o líder do grupo demonstra seu perdão por Judas.

Apesar de toda a malvadeza de Judas, o mesmo é perdoado após Jesus dar um beijo no personagem que representa sua maldade. Significando ter o perdoado.





Maria Madalena também o perdoa, lavando-o igualmente como fez com Jesus, porém com uma certa hostilidade.




Próximo ao final do videoclipe aparece um personagem usando um grande vestido branco com uma simples coroa. O personagem representa os conceitos e idéias do grupo do Jesus futurista, e todas as pessoas que se tornaram seguidoras dele. Esse grupo pode ser comparado, de forma extremista talvez, a uma “nova religião”.

As pessoas ao redor estão prestes a apedrejá-la, demonstrando um grande ódio e intolerância. Dentre elas pode-se perceber a presença de membros de outros grupos, supostamente, grupos que pregam idéias diferentes e não aceitam outras idéias. Não muito diferente do comportamento das religiões de hoje.





Logo no final do videoclipe, este personagem derrama uma lágrima.

Expressa dor e tristeza pela intolerância dos grupos, que se pode comparar com o comportamento das religiões de hoje; pelo apedrejamento do personagem que representa as idéias da “nova religião”, que se pode comparar com as criticas que irão vir contra a artista e seus fãs; e pelos que estão sujeitos a seguir regras conservadoras de um grupo religioso, ao ponto de serem severas quando aplicadas nos dias de hoje.


Análise da música “Judas - Lady Gaga”

Judas

1ª estrofe:

Oh oh oh estou apaixonada por Judas

Quando ele vem a mim, eu estou pronta
Eu lavaria seus pés com meu cabelo se ele quisesse
Perdoaria-o quando sua língua mentisse para seu cérebro
Mesmo depois de três vezes, ele me trai


Logo na primeira estrofe, é mostrada uma pessoa que está perdidamente apaixonada por ‘Judas’. É um amor incondicional, a pessoa está disposta a fazer qualquer coisa por essa outra, mesmo sendo enganada por ele. No quarto e quinto verso percebe-se o por quê do nome ‘Judas’, já que é um personagem da história Cristã que está relacionado a mentira e traição.


2ª estrofe:

Eu vou derrubá-lo, derrubá-lo
Um rei sem uma coroa, um rei sem coroa


A pessoa parece está arrependida por este amor cruel e disposta a “derrubar” o individuo.


REFRÃO:

Eu sou apenas uma tola sagrada,
oh querido ele é tão cruel
Mas eu ainda estou apaixonada por Judas, querido


É o próprio reconhecimento da situação da pessoa nesse romance cruel. Ela se vê apenas como uma tola sagrada e percebe que o individuo a quem ela servia é uma pessoa má. Porém, por algum motivo a pessoa ainda continua apaixonada por ele.


3ª estrofe:

Eu não poderia amar um homem tão puramente
Até mesmo as trevas perdoam-no por sua desonestidade
Eu aprendi que nosso amor é como um tijolo, você pode
construir uma casa ou afundar um corpo morto


Primeiro verso: ela fala sobre “amar um homem tão puramente”, está relacionado ao amor que ela sentia por ‘Judas’, era um amor tão puro, ao ponto dela não conseguir enxergar a crueldade dele.


Segundo verso: se observarmos as trevas pelo ponto de vista das religiões, podemos ver que elas condenam muita gente inocente, como pessoas que doam órgãos ou sangue, homossexuais, pessoas que comem certos tipos de alimentos, entre outros, sendo assim, as trevas seriam as pessoas que praticam estes atos.

A pessoa da música afirma então que até mesmo os que foram condenados estão dispostos a perdoar quem os condenou, no caso a religião.


Terceiro e quarto verso: “você pode construir uma casa”: usar o amor com inteligência, da forma correta, em beneficio próprio e das outras pessoas.

“afundar um corpo morto”: o contrário do terceiro verso, um amor que o maltrata.


Para casos reais visitem os links:

Lei religiosa condena menina a 80 chibatadas; ela sangra até morrer
Cantor Prince recusa cirurgia por causa de sua religião
Índia condena 11 à morte por incêndio e violência religiosa
Pais que impediram menina de fazer transfusão de sangue vão a júri popular
Atrofia-se braço que adorador de Shiva mantém erguido há 38 anos
obs.: Papa condena o fanatismo religioso e antirreligioso

4ª estrofe:

No sentido mais bíblico,
eu estou ‘além’ do arrependimento
Prostituta, vagabunda, vadia, vomita seus pensamentos


Ela declara está mais do que arrependida por está servindo a um homem tão cruel, ‘Judas’. No terceiro verso, supostamente mostra a forma como ‘Judas’ a vê.


5ª estrofe:

Mas no sentido cultural,
eu estou falando sobre um tempo futuro
Judas me beije se ficou ofendido
ou vista uma camisinha nos ouvidos da próxima vez


A pessoa se refere a um tempo futuro, supostamente quando ela e todos os outros se libertarão das correntes impostas por ‘Judas’.


Logo em seguida ela faz uma advertência: "Judas me beije se ficou ofendido"


Na história Cristã, Judas trai Jesus com um beijo, o que pode-se chegar na seguinte conclusão:


“‘Judas’ me beije se ficou ofendido” = “’Judas’ me traia se ficou ofendido” = “’Judas’ arme um golpe contra mim se ficou ofendido”


Como se ela estivesse preparada caso ‘Judas’ se voltasse contra ela.


No quarto verso: "Ou vista uma camisinha nos ouvidos da próxima vez"

‘Judas’ podendo optar apenas por ignorá-la e se proteger.


6ª estrofe:

Eu quero te amar,
mas algo está me puxando para longe de ti
Jesus é minha virtude
mas Judas é o demônio ao qual eu me apego
Eu me apego

1ª: Eu quero te amar:

Ela deixa claro que quer amar alguém, não se sabe ainda quem.

2ª: Mas algo está me puxando pra longe de ti:

Algo está afastando-a e a impedindo desse amor, não se sabe que algo é esse.

3ª: Jesus é minha virtude:

Nessa parte ela deixa bem claro que Jesus é sua virtude, concluindo-se assim que Jesus é a pessoas quem ela realmente quer amar.

Completando a lacuna do 1ª verso.

4ª: Mas Judas é o demônio ao qual eu me apego:

Apesar de ‘Judas’ ser cruel de acordo com o refrão, ela ainda continua apegada com ‘Judas’, além disso, ela ainda associa ‘Judas’ a um demônio, o que o torna ainda mais terrível e cruel.

A sociedade de hoje é tão conservadora e intolerante ao ponto de termos que aceitar toda a cultura e religião daquela a qual pertencemos. Isso significa que estamos condicionados a aceitar tudo o que a sociedade impõe, justamente esse motivo pela qual ela ainda continua apegada com Judas. Sendo assim, o “algo” no segundo verso pode ser entendido como todas as coisas que estamos condicionados a aceitar da sociedade, inclusive uma religião.

E é justamente esse algo que o está impedindo-a de amar Jesus.

Completando a lacuna do 2ª verso.


CONCLUSÃO:

Na letra da música “Judas – Lady Gaga”, Judas, nada mais é do que todas as coisas que nos impedem de amar Jesus verdadeiramente, tudo que a sociedade nos impõe e que nós temos que aceitar: costumes, tradições, valores, idéias, intolerâncias, entre outras coisas.



Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga
Assinar: Postar comentários (Atom)

Popular Posts

    GaGa Gorda!? Lady Gaga engordou 15kg, diz site GaGa Gorda!? Lady Gaga engordou 15kg, diz site
    Lady GaGa posa nua para a "Vanity Fair" que vai as bancas em Janeiro! Lady GaGa posa nua para a "Vanity Fair" que vai as bancas em Janeiro!
    no image Adele cansou de ser uma "bruxa amarga" e aposta em "Rumor Has It" para seu próximo single!

AGORA SOMOS UPCRASH.COM


Powered by Blogger. designed by mythem.es. converted to Blogger by New Blogger Themes.